Vou lista-las e tentar
coloca-las em ordem, porém algumas são de conhecimento de todos. Mas, vamos lá.
AVISO: ESSE TEXTO É MUITO
GRANDE E PODE CAUSAR CEGUEIRA!!!
-Data de lançamento:
Grand Theft Auto V chegará no dia 17 de setembro no mundo
inteiro e dois dias
depois (19 de setembro) no Brasil;
-Plataformas: no momento,
a Rockstar Games está desenvolvendo o jogo apenas para
Xbox 360 e PS3.
-Pré-venda no Brasil:
PlayStation 3: Fnac -
Saraiva - UZ Games - Livraria Cultura - Walmart
Xbox 360: Fnac - Saraiva
- UZ Games - Livraria Cultura - Walmart
-Idiomas: a única confirmação
de idioma para GTA V nos menus e legendas é de português brasileiro. Porém, é
importante lembrar que em GTA IV também tinha em espanhol e francês. Ou seja,
até agora temos quatro idiomas para o jogo (contando com o inglês, claro);
-Edições especiais: ainda
não temos disponíveis aqui no Brasil. A Rockstar prometeu resolver esse
problema em breve;
-Discos: no Xbox 360, GTA
V terá 2 discos, dos quais, um será para uma instalação obrigatória e o outro
para rodar o jogo em si. Para essa tal instalação, será necessário um HD
interno ou um pen drive de 16 GB, dos quais, NO MÍNIMO, 8 serão usados. Já no
PS3, será apenas um disco, porém mesmo assim também será necessário fazer essa
instalação obrigatória de 8 GB ou mais(vamos limpando o HD ai, minha gente).
Tudo o que se sabe sobre o jogo até agora:
(Essa seção será dividia
em informações características de cada aspécto do jogo. Ex: armas, carros,
roupas e etc. Após cada notícia trago meus comentários entre parênteses)
-Se você largar o seu
carro na rua, a policia irá confisca-lo e você terá que pagar uma taxa para
recupera-lo;(A idéia é fantástica, porém como eu jogo GTA como um macaco iria
perder 4 carros por minuto)
-Você poderá fazer um
carro bomba, com vazamento de gasolina ou colocando uma C4, igual em "The
Ballad of Gay Tony";(FINALMENTE C4!)
-As batidas com os
veículos estão "mais bonitas" e detalhadas;(Não esperava por um
Bornout Paradise, mas não temos o que reclamar. Se der pra colocar cinto de
segurança pelo menos não vamos voar do carro tão rapidamente)
-Nos veículos, você
poderá colocar pneus blindados, armaduras e até mesmo chifres para decorar
(Isso mesmo, chifres! Literalmente!).
-A customização estará de
volta sim! Na "Pay N' Sprays" agora será possível modificar os carros
com pinturas diferentes, novas rodas, insulfilmes de cores variadas, grades,
spoilers (aerofólios). Melhoras de suspensão, motor e freios também podem ser
feitas;(Somente um Need For Speed mais interessante)
-A física dos veículos
foi melhorada. "Os veículos estarão presos ao chão um pouco melhor, e não
serão iguais os de GTA IV que pareciam barcos ao fazer uma curva". Essa
física agora faz o jogo ser mais parecido com um jogo de corrida, em comparação
ao GTA IV;(Graças ao santo Deus! Eu andei mais de taxi no GTA IV do que de carro.
Os carros parecem os barcos do Bob Esponja)
-Você poderá tirar uma
foto de seu carro personalizado na oficina com o seu iFruit e enviar para a
"Social Club" da Rockstar; (Pelo menos no jogo teremos um carro
maneiro para mostrar para os amigos...)
-Haverão cerca de 460
veículos no jogo. Alguns deles são raros, ou seja, apenas alguns milionários
poderão tê-los e dificilmente serão vistos andando por aí; (Um dos três
personagens é um milhonário, podemos esperar carros bons ai, em!)
-Pilotar os carros será mais
difícil, pois a mecânica foi bastante melhorada de GTA IV para GTA V, e o
realismo lhe obrigará ser mais do que um piloto regular; (Se GTA IV me ensinou
alguma coisa, foi pegar taxi...)
-As missões secundárias
estarão de voltar, como dirigir ambulâncias, ser taxista e vigilante, PORÉM não
serão idênticas às do GTA San Andreas, pois não se encaixam com as
personalidades dos três protagonistas;(Creio que Travor não seria um bom
paramédico..)
-Se você querer roubar um
veículo "sofisticado" no jogo você terá de se esforçar para isso.
Como por exemplo a segurança do aeroporto, que não deixará você apenas invadir
e roubar um avião. Eles tomarão decisões sérias; (O jogo chama-se: GRANDE ROUBO
DE CARROS, como o nome já diz é isso que eu quero fazer! Mas realmente, o
Aeroporto de Los Santos do San Andreas abriam os portões para você e te
liberavam um BOING, assim dizendo)
-Outro fato que prova que
a física dos carros ainda não foi terminada é que na demo os carros poderiam
ser explodidos com apenas 10 tiros em qualquer parte deles;(haha se isso
continuar assim, qualquer "cover" que você der atraz de um carro vai
ser morte garantida)
-Não terão muitos carros
ao mesmo tempo na mesma rua, pois o jogo é muito pesado para dar atenção à
isso;(Isso já se via no próprio GTA IV. Você acha alguns poucos carros na mesma
rua, já San Andreas continham mais de 10, 12 carros. Mas visto essa recente
gameplay, haverão uma quantidade rasoável sim)
-Todas as armas estarão
com você o tempo todo. Isso quer dizer que, mesmo quando acabar a munição de
uma AK-47, por exemplo, você ainda continuará com ela - tudo isso por causa da
personalização.(Imagine que legal seria se você estivesse por ai, andando
tranquilo com seu AK-47 nas costas e resolvesse matar uns policiais(coisa
normal de fazer) e, após uns tiros sua munição acaba e seu personagem joga o
rifle no chão. Isso, meus caros, não seria nada legal)
-Dependendo da sua
habilidade com armas, a firmeza dela será afetada propositalmente e a
quantidade de munição gasta também. Esses atributos podem ser melhorados com
tiros na cabeça ou praticando em lugares apropriados, como na Ammu-Nation; (O
negócio é praticar matando mendigo)
-A precisão das armas
está parecida com a de Max Payne 3 e Red Dead Redemption;(Se for como RDR nós
vamos poder matar pássaros :D)
-Assim como em Max Payne
3, o jogo conta com 3 tipos de miras: trava leve (pequena assistência), trava
firme (grande assistência) e mira livre;(Resumindo: Em missões difíceis o
negócio vai ser usar o auto aim mesmo)
-As armas poderão ser
modificadas nos mínimos detalhes, como substituir pentes, canos , gatilhos mira
laser, scopes de rifle, silenciadores e visão de alta capacidade;(Call of Duty
mandou um forte abraço aqui)
-As armas estão um pouco
diferentes, pois a Rockstar teve que encontrar um equilíbrio entre dar a
liberdade de atirar para o jogador e dar-lhe um desafio de apontar a mira,
segurar a arma etc. Deixar os jogadores terem qualquer arma que eles quiserem,
e quando eles quiserem, faria das missões anteriores menos desafiantes e menos
satisfatórias. Dito isto, como sempre, durante o enredo você vai conseguindo um
arsenal de armas, como a produtora disse, "satisfatório" para um jogo
que envolve muitos tiros;(O mínimo que espero é algo satisfatório, mas, mais
que isso se transforma em Saints Row)
-A forma de atirar também
foi melhorada; (Realmente, em GTA IV parecia o Leon do Resident Evil 4
atirando)
-Durante uma luta corpo a
corpo, você não precisará mais travar a mira no inimigo. Ao menos que você
queira;( O Niko parecia um macaco dando soco)
-A AI (inteligência
artificial) dos inimigos está muito mais aprimorada, com mais conhecimento do
ambiente; (HEHE, tomara que não tenhamos mais pedestres correndo contra a parede)
-A forma com que os
inimigos reagem mudam dependendo de quem eles são: a SWAT vai reagir de uma
forma organizada, já as gangues de uma forma desleixada;(Realmente a SWAT e um
gangue do gueto são bem diferentes. Mas, isso já tínhamos no San Andreas que as
gangues só corriam até você e a polícia fazia uma barreira e tal. Mas, isso
pelo menos trouxe a notícia que teremos a SWAT de volta.)
-A troca de personagens
acontece de maneira natural e inteligente: se os três personagens estiverem em
um carro - você é trevor e está dirigindo - e você mudar para o Michael, o
Trevor continuará dirigindo como se nada tivesse acontecido;(Ponto muito forte
que vi nesse jogo. Imagine a engine e as horas programadas para executar tudo
isso corretamente. Sim, você vai piratear e não liga pra isso.)
-Em algumas ocasiões, os
danos (como os de tiros, caídas da moto etc.) deixarão cicatrizes no corpo do
personagem pra sempre;(Isso foi uma coisa que me deixou contente inicialmente
mas após fiquei cabreiro. Será que dá para resetar o personagem ou ir em
clínicas para corrigir isso?)
-A demo mostrada para os
russos foi a mesma mostrada para os jornalistas no escritório da Rockstar em
Nova Iorque. Porém eles nos trouxeram mais detalhes da demo: "no início da
demo, vimos Franklin saltar de um avião com um para-quedas. Enquanto ele estava
no ar, percebemos várias coisas interessantes: uma base militar escondida nas
colinas, os animais na floresta atacam uns aos outros (igual Red Dead
Redemption e Far Cry 3), uma pista de motocross, um terreno de caça, turistas
andando nas montanhas, sentados à beira do rio e alguns outros pescando, e
muito mais; (Ah Rússia.... a grande mãe rússia.. Lá você vive o GTA. Mas bem,
eu não achei esse demo nas interwebz porém são informações meio que previsíveis.
Pelo menos nesse GTA não teremos o pé grande nas florestas, e sim, animais :) )
-Haverão itens escondidos
(assim como tinha nas versões do GTA III e os pombos em GTA IV). Não se sabe
quais serão esses itens, porém você poderá contar com a ajuda do seu cachorro
para encontrá-los (como em Fable 3, onde seu cachorro usava o fato para
encontrar tesouros);
-Os gráficos de GTA V são
parecidos com os de Red Dead Redemption; (Read Dead tem um dos melhores
gráficos do gênero mundo aberto dos consoles. Quanto a isso não há problemas)
-Você pode ver a Los
Santos inteira quando está à 1 quilômetro do chão pulando de para-quedas, e
mesmo assim isso é só 10% do mapa todo; (Essa informação é meio falta de
informação haha Mas, mostra que o tamanho do mapa é grande.)
-No início da demo que os
jornalistas viram sendo jogada, a queda do Franklin no pulo do helicóptero
demorou cerca de 3 minutos (porém não era queda livre); (Três minutos é um
tempo muito grande para um queda, mesmo que em paraquedas. A atmosfera foi bem
ampliada)
-Deu para notar marcas de
patas de cavalo na área mais árida do mapa, porém nada é confirmado sobre o
animal; (Se eu quero cavalos: SIM ; Se eu quero colocar rodas e customizar os
cavalos: TAMBÉM)
-As físicas de cada
personagem serão diferentes. Por exemplo, o corpo do Michael parece ser mais
duro, tanto na caminhada quanto na corrida, pois ele é o mais velho de
todos;(Ezio no Assassins Creed Reveletions tinha 60 anos e corria mais que o
CJ)
-GTA V contém a maior
área aérea que a Rockstar já criou, dando espaço suficiente para voar à vontade
com os diversos aviões; (E voar com carros? Saudades do macete "Carros
Voam"..)
-Com uma área terrestre
de 3,5 vezes maior da de Red Dead: Redemption, o mundo de Grand Theft Auto V é
absolutamente enorme; (Absolutamente enorme!)
-O sistema de ser
procurado mudou um pouco em GTA V. Você ainda pode se livrar da polícia ficando
fora de vista, mas também pode encontrar bons esconderijos para esperar que
eles parem de te procurar.(Tomara que dê para nos escondermos atras de arbustos
e usar camuflagem de árvore)
-No círculo de seleção de personagens, o Michael está à esquerda, Trevor
na parte de cima, Franklin à direita e na parte de baixo é o seu jogador do
multiplayer; (Como visto na gameplay)
-As habilidades dos personagens são: condução, furtividade, estamina,
mergulho e capacidade pulmonar.(Um pouco parecido com San Andreas)
-Os outros dois poderão estar em qualquer área do mapa fazendo algo
enquanto você não controla eles;(Logo mais abaixo tem explicação sobre efeitos
de transição)
-Existem três medidores com cores diferentes: o verde para a saúde, azul
da armadura (equipamentos de proteção) e amarelo para os "poderes
especiais", um debaixo do outro;
-Você só poderá trocar de personagem durante as missões quando um menu
aparecer no canto inferior da tela. Várias trocas serão feitas automaticamente
durante elas. Haverão também avisos de texto sugerindo a troca dos
personagens;(É, as vezes é bom seguir as instruções do jogo...)
-Vários tipos de máscaras estarão disponíveis para a compra antes das
missões de assaltos, e não só a do Jason, de caveira e de macaco;(Não só
mascaras, também uma centena de roupas, tatuagens e acessórios para deixar seu
personagem mais ~seu estilo~)
-Os jogadores podem gastar seu dinheiro ganho em carros de luxo,
helicópteros, barcos e até mesmo empresas;(E prostitutas, cadê?!)
-Cada personagem tem as suas habilidades específicas: resistência, tiro,
força, furtividade, habilidade nos céus, condução, mecânico e resistência
pulmonar;(Isso interfere na gameplay, claro. Travor é o piloto, Franklin é o
motorista... por aí vai)
-Cada personagem tem um, digamos, "super poder": o Franklin é
viciado em adrenalina e pode deixar o tempo devagar (mais conhecido como slow
time) durante a condução de automóveis; o Trevor tem um modo de
"agitação", onde ele consegue dar o dobro de dano, toma metade do
dano, e tem um ataque corpo a corpo único; já o Michael tem sua própria versão
de bullet time, a mesma vista em Max Payne 3;(Isso, com certeza vai tornar a
esperiência mais cinematográfica)
-O Trevor sempre será o melhor piloto de aeronaves, o Franklin sempre
será o melhor piloto de carros, mas mesmo assim cada um pode melhorar a sua
habilidade um pouco mais;(Isso é o que chamamos de liberdade de criação de
personagem apartir de personagem já criado)
-A obsessão de Michael com filmes clássicos traduz dentro do jogo um
conjunto de peças baseadas em filmes do mundo real. Na demonstração dos três
personagens eles fazem um assalto muito semelhante ao do filme
"Heat"; (Isso é fantástico pois torna o personagem mais humano, e não
só um boneco controlado por você)
-Cada personagem tem um trabalho a fazer, Se você quiser mudar ou deixar
que o computador faça isso, é uma opção sua;(No momento preguiça isso é bom)
-Trevor é um maníaco inspirado nos jogadores típicos de GTA, que só
andam pela cidade criando estragos, mortes e destruição;(Típico eu)
-Cada um deles tem sua própria personalidade, motivações e habilidades.
Todos os protagonistas têm suas vidas fora do seu controle. Ou seja, enquanto
você está controlando um, os outros dois continuam à fazer as suas tarefas, e
você com certeza irá se surpreender ao ver em que situações eles se encontram
quando você voltar. Ou seja, o seu humor, o cansaço, oque eles estão fazendo no
momento etc;(Novamente, o jogo é uma vida)
-Você poderá alternar entre os três em qualquer momento fora de missão.
Algumas missões permitem a alteração entre eles. Quando você mudar, a câmera
irá ser apontada para o céu e depois voltará para o personagem que você mudou;
-As missões em GTA V são muito mais livres do que qualquer outro game
feito antes. A missão dirá à você para fazer algo e você poderá decidir como
irá fazer - quais personagens serão necessários para o trabalho e quais as
ferramentas eles precisarão para essas atividades;
-Em algumas missões, você precisará de uma certa quantia em dinheiro
para poder realizá-las. Isso nos dá a ideia de que precisaremos comprar todos
os equipamentos que iremos usar nas missões de assaltos, invasões etc.(Você
ganha dinheiro fazendo missões para gastar em missões. Peculiar)
-Todas as missões principais do game levarão cerca de 25 horas para
serem concluídas.(Mas temos certeza que todos nós precisaremos de muito mais
tempo para completá-la, pelo menos da primeira vez)
-Assim como em GTA IV, o game terá vários finais diferentes no enredo,
que irão depender das escolhas que você fez durante todo o jogo;(Mate tal ou
tal para ganhar um item... Isso sempre me confunde!)
-Ouvir música durante missões foi retirado, temos agora a banda sonora
da Rockstar para dar mais intensidade pois tudo é feito a pensar na atmosfera
do jogo; (No estilo LA NOIRE...)
-As missões irão girar em torno de infiltrações, explosivos, problemas
familiares, invasões, recuperação de reféns, assaltos e roubos, alterando entre
eventos grandes e pequenos. O estilo clássico da série GTA, porém melhorada e
mais detalhada;
-As missões secundárias voltaram, e com tudo! Um exemplo é dois carros
parados com cadáveres ao redor deles, que no caso você poderá investigar para
iniciar uma nova missão;(Peculiar..)
-Tudo isso é para construir até um assalto maior, onde a execução deve
ser impecável. Eles exigem a equipe certa e os jogadores terão de decidir entre
a opção mais barata, o que resulta em pessoas menos qualificadas, ou pagar mais
para as pessoas mais qualificadas, o que resultará em uma despesa maior;
-Mais uma vez, os jornalistas dizem que o mar de GTA V é um dos mais
belos já vistos nessa geração de consoles. Peixes coloridos nadam entre as
rochas e tubarões se aproximam mais quando sentem a sua presença;
-Alguns barcos terão equipamentos, como roupa de mergulho, nadadeiras e
tanques para mergulho (podemos chamar de mini-submarinos);
-O ecossistema subaquático tem cavernas, e o mar é a casa de peixes e
tubarões;
-Tesouros podem ser encontrados debaixo d'água, porém terão outras
pessoas procurando eles também (NPCs);
-Em relação às recompensas de exploração (tesouros), não há sinalização
submarina, dessa forma você terá que encontrá-los da maneira mais difícil;
-Os mergulhos não irão fornecer lucros enormes, mas irão "ajudar a
lubrificar as engrenagens" (dará uma graninha aceitável);
-A Rockstar afirmou
que haverá 5 vezes mais pedestres em GTA V do que em GTA IV;
-O jogo é um "grande" salto técnico em relação à GTA IV. A
equipe conseguiu detalhar bastante as características de Los Angeles; (Vai ser
uma bagunça!)
-Há um "louco nível de detalhes": haverão ônibus com turistas
fazendo turnês por casas de celebridades, cartazes de cinema são rebocados nas
paredes, homens com trajes de comédia irão te parar do lado de fora do Teatro
Cathay, incluindo o Superman, Master Chief riff e Space Ranger;
-Alguns minigames voltaram e outros incluídos, como yoga, jet ski,
rapel, pára-quedas, boliche, tênis e golfe com um campo imenso. Certos
minigames serão específicos apenas para um protagonista;
-Televisão, clubes de striptease e lan houses/cibercafés irão voltar;
-O mundo será extremamente detalhado, incluindo pedestres e irrigadores
de
jardim/gramado;
-O cenário inclui desde áreas urbanas movimentadas até praias,
montanhas, uma
base militar, subúrbios e interiores de casas;
-O game terá o maior mundo aberto da história da série, sendo maior que
"Red Dead Redemption", "GTA IV" e "GTA: San Andreas"
juntos (é isso mesmo!);
-Semelhante ao Red Dead Redemption, Los Santos contará com eventos
aleatórios, como personagens com carros quebrados, mochileiros pedindo carona,
os jardineiros e limpadores de esperando pelo ônibus de manhã, e depois você
irá encontrá-los trabalhando nos jardins e casas de áreas nobres, como em
Rockford Hills (Beverly Hills da vida real), mais tarde no dia. Carros com
cadáveres ao redor também faz parte dessa lista. As pessoas terão uma vida
definida, com objetivos diários;
-Os NPCs aleatórios estão por todo o mapa, semelhante aos de GTA IV -
porém desta vez há uma maior variedade e eles tem o movimento totalmente
capturado - NPCs= são as pessoas que andam pelas ruas, os mendigos etc. Todas
as pessoas dentro do jogo, tirando os personagens;
-Você poderá ver as pessoas trabalhando nos escritórios dos prédios do
centro de Los Santos, como na missão em que Michael invade o edifício IAA;
-Los Santos terá uma base militar, onde guarda armamentos pesados, como
o jato "Hydra"; (Isso lembra a Área 69)
-As distâncias entre certos pontos foram melhoradas e agora inclui mais
detalhes para se observar, como as luzes dos postes, os carros passando pela
rua, os pedestres etc.;
-Os animais não são apenas uma adição qualquer - eles serão cães de guarda
e você com certeza terá problemas em certas áreas tentando passar de mansinho
perto deles;
-GTA V terá um novo motor gráfico exclusivo. Esse novo motor permite
renderizar grande parte das montanhas no horizonte que está à uma longa
distância, além de ter um melhor sistema de iluminação e sombras;
-Diferentemente de GTA San Andreas, o mapa inteiro estará aberto desde o
início, porém com exceção à algumas áreas protegidas;
-A religião fictícia presente em San Andreas (de GTA San Andreas) estará
de volta no jogo. Essa seita é denominada como "The Epsilon Program";
-O mini-mapa é retangular e muitos acharão difícil de usar. Ele é
inclinado suavemente, como os GPSs, por exemplo;
-A transição entre os três protagonistas é suave. O zoom da câmera para
se assemelha ao do Google Earth, a tela se enche de estática, a câmera se
desloca por toda a cidade e zoom vai até o seu personagem escolhido;
-A Rockstar adicionou vários objetos destrutíveis no jogo, como as
barreiras de construção;
-Os protagonistas ficam bem próximos, assim sendo mais rápida a
transição. Durante as missões, eles ficam todos juntos instantaneamente;
-Se você morrer o jogo recarrega para o último checkpoint, mesmo se os
outros dois personagens estiverem vivos. Ou seja, todos irão voltar ao
checkpoint;(Isso me lembra aquelas missões do GTA IV que você tinha que dirigir
até a puta que me o pariu e se você morresse voltava até próximo a casa do
vagabundo que te contratou)
-Você poderá se rolar para se mover enquanto está no cover (atrás de
algum objeto que o proteja de tiros);
-Você não poderá fazer academia nem ficar gordo ou magro. Porém, poderá
mudar a roupa e também não poderemos ter namoradas, porém teremos amigos e
familiares para cada protagonista;
-O telefone também tem aplicativos. Além da câmera, há um navegador de
internet, lista de contatos, redes sociais, um calendário e um aplicativo de
replay de missões. Há mais de três que a Rockstar ainda não detalhou;
-As gangues de Max Payne 3 poderão ser usadas no game. O modo
multiplayer de Max Payne 3 permite a formação de "crews" (gangues de
jogadores, mais conhecidas como clãs em outros jogos). Os grupos formados no
jogo poderão ser importados para GTA V. Além de reunir amigos, esses grupos adicionam
duas mecânicas à modalidade multiplayer: os sistemas de vingança e rixa. O
primeiro é ativado quando um jogador o elimina duas vezes durante um confronto,
e após isso o assassino fica marcado com um X no mapa. Fuzilá-lo, além de
limpar a sua reputação, rende um pouco mais de experiência. Já as rixas
aparecem aleatoriamente na partida, quando há pelo menos três jogadores em cada
time. Durante o jogo é dado um aviso de início de confronto entre as duas
turmas, e a primeira que conseguir dez eliminações vence. A Rockstar também
revelou que os grupos serão utilizados em outros jogos além de Max Payne 3 e
Grand Theft Auto V. Ou seja, vem um novo game de alguma das séries famosas da
empresa por aí...;
Com essa imagem do multiplayer eu fico por aqui. Se você chegou até o
final e leu tudo parabéns pois sei que era MUITA coisa. Mas, se você é fan de
GTA assim como eu, creio que valeu a pena.
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também. Fiquem bem e até a próxima.
1 comentários:
Ótimo post!
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