1

Shadow of the Colossus e a Bíblia


Muitos se perguntam: De onde vem a inspiração para a criação do mundo de SotC? Ueda pode não ter dado a resposta definitiva, mas com certeza sua pista nos faz perceber a quantidade de ligações entre a Bíblia e SotC. Primeiramente…a mais boba de todas: David e Golias. Entretanto, a maior de todas as dicas está no nome do inimigo, em SotC…Dormin, ou de trás para frente…Nimrod.

Nimrod, segundo a bíblia…foi o primeiro ser de poder que a terra teve. Nimrod vem de um verbo hebraico, e significa “rebelar”. E Nimrod fez jus ao seu nome…possuia uma soberania perseguida por muitos. A lenda diz que Nimrod foi um poderoso ser que habitou o planeta. Rebelado e sempre procurando vingança contra Deus, ele pouco-a-pouco conquistava humanos e cada vez mais territórios. Sua marca eram dois chifres…segundo a história, Nimrod matou um touro com as próprias mãos, arrancou-lhes os chifres e os fincou na própria cabeça, como seu símbolo de poder. Nimrod foi amplamente perseguido por aqueles que sofriam com sua real ditadura…possuia uma mulher, grávida. Um dia, Nimrod foi atacado por diversos homens, e foi morto. Seu corpo foi dividido em várias partes, e assim espalhados em seu amplo território. Sua mulher, meses depois, teve o filho de Nimrod…e a mesma passou a governar todas as terras que ele possuia.

Só por aí, já podemos ver diversas semelhanças…Dormin era uma entidade superior que fora morta, e em um ritual, teve sua parte física espalhada por seu lugar mítico, enquanto seu espírito ficou aprisionado na fortaleza de SotC. Em SotC e ICO temos a linhagem dos chifrudos, e em ICO…uma mulher, do mesmo mundo de Dormin, reina um castelo que possui bases semelhantes a de SotC, em uma ilha semelhante a de SotC.

Não só isso, como a fortaleza de SotC também é muito parecida com uma coisa relacionada a Nimrod…A Torre de Babel.

Nimrod a ergueu com o objetivo de atingir os céus…com uma torre tão alta, Deus nada poderia fazer promovendo catástrofes na terra…e assim, ela seria a porta de entrada para os céus, fazendo com que Nimrod finalmente tivesse a chance de se vingar de Deus. Furioso, Deus fez com que cada um dos trabalhadores falasse uma língua diferente, fazendo com que assim, não conseguissem se comunicar e a construção não chegasse ao seu fim.

Seria Babel a fortaleza de SotC? O contexto encaixa com a Bíblia…uma torre tão, mas tão alta…que *sem buggar o jogo não conseguimos chegar até seu topo…e um jardim secreto que lembra o paraíso.

Para os que ja jogaram…seria somente uma coencidência fora do normal, ou a semelhança em aparência entre as torres é proposital?

E para instigar mais ainda sobre o que podera ter ocorrido ao final de SotC, a bíblia conta que, após a morte de Nimrod, e o crescimento de seu filho “Ninus”, ele fechou a construção da torre e continuou com a urbanização do local, dando origem a cidade de Babilônia.

* É possível sim subir a torre até o jardim secreto sem utilizar o bug da versão americana, para isso é necessário finalizar o jogo umas três, quatro vezes, até aumentar a barra de stamina para um nível satisfatório.

Fonte: OuterSpace

——-

Na verdade eu não conhecia Nimrod antes de conhecer Dormin, que na verdade é Nimrod ao contrário. Dormin é um personagem do jogo Shadow of the Colossus (Sombra do Colosso) para Play Station 2, um jogo marcante que está fazendo história. No enredo Dormin é um personagem misterioso, só se pode ouvir sua voz que flui através da abertura no teto de um templo por onde a luz do sol passa. O herói desta estória é Wander (Errante) que chega até esse templo em seu cavalo Agro trazendo consigo uma mulher aparentemente morta. O jogo é bem sutil, sua história cheia de lacunas a princípio não se sabe o porquê de nada.

Enfim Dormin faz um pacto com Wander e diz que ressuscitará a garota se Wander matar cada um dos 16 Colossos que vagam por aquele mundo. Os Colossos, como o nome já diz, são seres gigantescos que a princípio não sabemos porque estão ali, só depois que os matamos percebemos que dentro deles existem almas negras (sombras – daí vem o nome do jogo) que se libertam quando estes caem ao chão, tomando Wander como hospedeiro.

O jogo é praticamente um grande mistério, os templos que são encontrados em seu mundo tem detalhes Incas, como as próprias estátuas dos 16 colossos, mas o majestoso Santuário de Adoração (Shrine of Worship) tem uma estrutura de construção típica dos Sumérios e Babilônicos.

No ambiente do jogo percebemos construções de templos e o terreno é bem característico, como se tivesse acontecido “à pouco tempo” uma grande catástrofe natural, como por exemplo um Dilúvio ou um terremoto. Mas onde entra Nimrod nisso tudo? Bom, como já foi dito, Dormin é Nimrod ao contrário e é aí que as coincidências acontecem.

O Santuário de Adoração (Shrine of Worship) é o ponto inicial do jogo, ele é bem alto e sua construção lembra muito a Torre de Babel. Em seu cume existe um jardim que foi apelidado pelos jogadores de “Jardim Secreto”, que simboliza o Jardim do Eden, pois lá existem frutas que são prejudiciais ao personagem principal. Lembrando também que a Torre de Babel foi construida sob o comando de Nimrod para alcançar os céus, uma aproximação com Deus isso segundo a bíblia, mas também se mostrava uma maneira de desafiar a Deus . Diz as tábuas antigas que Nimrod não construiu a torre para alcançar os céus e sim para se proteger de um novo dilúvio, caso Deus resolvesse fazê-lo novamente. Por isso a torre tinha repartições com jardins e plantações que serviam para manter a temperatura agradável e também para alimentação dos refugiados. Dizem as lendas também que todos os frutos colhidos no interior da torre estavam amaldiçoados e traziam inúmeras enfermidades.
Mais informações sobre a Torre de Babel (em inglês). Wikipedia

No jogo, Dormin perdeu seu poder, sua alma está aprisionada dentro de cada um dos 16 Colossos daquela terra proibida. E conforme Wander vai matando os Colossus, a alma de Dormin vai se fortalecendo.

Ao fim do jogo quando Wander consegue derrotar todos os 16 Colossos, um grupo de cavaleiros aparece, todos de máscara, seu líder se chama Emon e ele se apavora ao ver o que aconteceu, percebe-se que Emon tem pleno conhecimento do que significa o poder de Dormin e daquela terra proibida e seus Colossos, assim quando vê Wander completamente possuído pelas “sombras” de Dormin ordena que o matem, porém ele se transforma numa sombra gigantesca e aí que vem o detalhe mais impressionante, Dormin agora encarnado em Wander se mostra como um Colosso com dois enormes chifres na cabeça.
Sabe-se que muitas representações de Nimrod em desenhos antigos, o mostram com dois chifres na cabeça como mostra esta figura:

Sabe-se que Nimrod era um grande caçador e ganhou o respeito de seu povo pela sua coragem e por ter livrado seu território de muitas feras e bestas. Enquanto rei, se transformou num tirano e num habilidoso guerreiro. A representação dos chifres em sua cabeça é também uma característica de força física, ele também era sempre representado em desenhos muito mais alto do que as pessoas comuns.
Era um costume entre tribos mais antigas e menos civilizadas, esquartejar o rei depois que ele morria e assim enterrar cada pedaço de seu corpo em diferentes áreas de suas terras. Os povos acreditavam que assim seu rei sempre estaria presente. Não se sabe se isso aconteceu com Nimrod depois de morto, mas foi assim que Dormin foi aprisionado no enredo do jogo.

Sabe-se também que depois de morto, a esposa de Nimrod, Semiramis decretou que seu marido se tornaria o “deus sol”, no jogo existe uma coincidência a esse respeito. Dormin fala através de um buraco no teto do Santuário de Adoração, por onde a luz do sol passa e sua voz é uma mistura da voz de um homem com a voz de uma mulher um pouco menos acentuada. O personagem Wander se guia nesta terra para encontrar os Colossus através da luz do sol refratada em sua espada, ou seja, são muitas coincidências que provam que o criador do jogo se baseou em textos e lendas bíblicas, sumérias e acadianas para desenvolver o jogo.

Esta imagem mostra Nimrod em alto relevo, numa tábua suméria antiga, perceba o seu tamanho perto dos outros e a característica dos chifres em sua cabeça.

Fontes:

http://sombradocolosso.blogspot.com

http://en.wikipedia.org/wiki/Tower_Of_Babel

Muito obrigada ao Blog Sombra do Colosso

1 comentários:

Anônimo mandou a ver e disse:

Interessantissimo essa materia, nunca tinha me ocorrido tal ligação desses fatos, chega a ser assombroso.

Mais um motivo para emblemar esse jogo fantastico!!!

Postar um comentário

Comentários de anônimos serão totalmente ignorados, e até vítimas de zombarias quando for possível. Se não quiser passar por isso, fale uma coisa inteligente ou coloque a opção Nome/URL e escolha um pseudônimo qualquer. Pessoas que não mostram a cara não tem credibilidade alguma aqui.

Fora isso, comentários desrespeitosos com a mãe dos outros, palavrões, anúncios de video-games velhos serão mantidos. Use sua liberdade de expressão de forma positiva!!!!Lembre-se:Quanto mais tijolos quebrar,mais COINS irá ganhar!!!!