5

Evolução dos GTAs, -part1

Descrição

Grand Theft Auto é um verbete em inglês usado pela polícia cuja a tradução literal é Grande Ladrão de Carros, mas para os gamemaniacos significa Grande Roubo de Carro.

A jogablidade consiste em uma mistura de ação, aventura e direção com alguns elementos de RPG, corrida e stealth. O jogo é considerado exclusivamente dedicado a adultos, por conter um alto nível de liberdade para o jogador fazer o que desejar (matar, roubar, agredir, entre outras coisas) além de conter um pequeno apelo sexual.

O jogador controla um único personagem, que é o protagonista. Este é um criminoso que precisa realizar missões para os outros personagens do jogo e assim dando prosseguimento a história.


Níveis de procurado

A polícia, que está presente em todos os jogos da série, sendo um dos elementos mais importantes, pois o personagem por ser ladrão cometerá alguns delitos logo será capturado ou morto dependendo do nível da ação. A medida que o jogador escapa e permanece vivo, maior o nível de procurado aumenta, o que leva a mais chances de ser morto.

Abaixo os níveis de procurado e os recursos que a polícia usa para tentar capturar e prender o personagem ou matá-lo. Esses recursos podem variar de um jogo para o outro, mas em geral são parecidos:

  • 1 estrela - Os policiais tentam bater no personagem para tentar fazer este cair e capturá-lo, mas não usam armas de fogo. Apenas um veículo policial aparece e com apenas um condutor, que dirige em velocidade razoável.
  • 2 estrelas - Os policiais agora começam a usar pistolas para tentar matar o personagem. Nos veículos, existem dois policiais e são um pouco mais agressivos e tentam bloquear a passagem do carro do personagem para pegá-lo, ou até bater no mesmo para quebrá-lo e deixá-lo menos potente. Também são vistos barcos policiais.
  • 3 estrelas - Os policiais estão em grande número e atiram para matar. Dirigem em máxima velocidade, criam barreiras de carros em principais avenidas e são vistos helicópteros, que também podem atirar no personagem.
  • 4 estrelas - A SWAT tenta capturar o personagem junto com a polícia. Usam metralhadoras de médio nível e veículos emergenciais grandes. Em Grand Theft Auto IV a polícia é substituída pelo FBI.
  • 5 estrelas - O FBI substitui a polícia e a SWAT, com carros mais potentes, com quatro agentes em cada um deles, armados com submetralhadoras. Também as vezes é possível ver viaturas policiais. Em Grand Theft Auto IV, outro helicóptero aparece para perseguir o jogador.
  • 6 estrelas - Os máximos recursos de captura. O exército substitui o FBI e atiram com fuzis de assalto (M4/M16) de altíssimo nível. Além de carros policiais e militares estarem por toda a parte, em grande quantidade a cada olhar. Também ultilizam tanques de guerrra e os helicópteros atiram com muito mais precisão. Em Grand Theft Auto IV, o exército foi retirado para aumentar a sensação de realidade do jogo. No lugar foi adicionado o "NOOSE" que é uma paródia a NSA e o FIB, que é uma versão do FBI.


Jogos

EraTítuloDesenvolvedor(as)PlataformasAno de lançamentoAno de enredoCidade de enredo
IGrand Theft AutoDMA Design, Tarantula StudiosComputador, PlayStation, Game Boy Color1997indefinidoLiberty City
Vice City
San Andreas
London, 1969DMA Design, Tarantula Studios,Rockstar Canada, RunecraftComputador, PlayStation19981969Londres
London, 1961DMA Design, Tarantula Studios, Rockstar Canada, RunecraftComputador1961Londres
Manchester
II2DMA Design, Tarantula StudiosComputador, PlayStation, Dreamcast, Game Boy Color1999indefinidoAnywhere City
IIIIIIRockstar NorthComputador, PlayStation 2, Xbox20012001Liberty City
Vice CityRockstar NorthComputador, PlayStation 2, Xbox20021986Vice City
AdvanceDigital EclipseGame Boy Advance20042000Liberty City
San AndreasRockstar NorthComputador, PlayStation 2, Xbox1992San Andreas
Liberty City StoriesRockstar North, Rockstar LeedsPlayStation 2, PlayStation Portable20061998Liberty City
Vice City StoriesRockstar North, Rockstar LeedsPlayStation 2, PlayStation Portable1984Vice City
IVIVRockstar North, Rockstar TorontoComputador, PlayStation 3, Xbox 36020082008Liberty City
The Lost and DamnedRockstar North, Rockstar TorontoXbox 360, Playstation 3(Download como expansão)2009
Chinatown WarsRockstar North, Rockstar LeedsPlayStation Portable, Nintendo DS2009
The Ballad of Gay TonyRockstar NorthXbox 360, Playstation 3(Download como expansão)2008
Episodes from Liberty CityRockstar NorthXbox 360, Playstation 3

A série é uma das maiores da história dos videogames, e ao decorrer do tempo, várias mudanças foram feitas, por isso os jogos se dividem em quatro eras.


Era Grand Theft Auto

O primeiro jogo da série era em 2D, e utilizava a visão de cima, os personagens mudavam, era possível roubar qualquer veículo e usar vários tipos de armas. Acontecia nas cidades de Liberty City, Vice City e San Andreas. Foi lançado em 1997 para computador, PlayStation eGame Boy Color. Com o sucesso, a versão para computador teve duas expansões: GTA: London, 1969 e GTA: London, 1961.

Expansão para GTA, em que se adiciona a cidade de Londres, e se passa no ano de 1969.

Lançado em 1998 para computador.

A segundo expansão para GTA, em que se passa no ano de 1961 e se adiciona as cidades de Londres e Manchester.


Era Grand Theft Auto 2

Baseado na primeira versão, na questão gráfica (visão de cima), o jogo teve várias mudanças significativas quanto aos gráficos e missões.

O jogo é também em 2D, mas dessa vez, com detalhes em 3D. o jogador controlava o personagem Claude Speed na cidade de Anywhere City (que significa "cidade qualquer").

Lançado em 1999 para computador, PlayStation, Dreamcast e Game Boy Color.


Era Grand Theft Auto III

A mais conhecida e popular das eras, e a que teve mais mudanças. O jogador controlava o personagem em uma grande cidade totalmente em 3D, o jogo também ganhou sequencias de vídeo.

O jogador controlava o personagem Claude, em Liberty City, uma cidade inspirada em Nova Iorque, em 2001. Os veículos disponíveis para uso são: barcos, carro e um avião. O jogo foi lançado em 2001 para computador, PS2 e Xbox.

O jogador controlava o personagem Tommy Vercetti, no ano de 1986, em Vice City, cidade inspirada em Miami. Novos veículos foram adicionados, como motos, helicópteros e muito mais; além de novas armas. O jogo foi lançado em 2002 para computador, PS2 e Xbox.

O jogador controlava o personagem Carl Jonhson, em 1992 no estado fictício de San Andreas, em que destacam-se as cidades de Los Santos (inspirada em Los Angeles), San Fierro (inspirada em San Francisco) e Las Venturas (inspirada em Las Vegas). O jogo ganhou um novo veículo: a bicicleta e foram feitas várias versões hackeadas (Exemplos de GTA: Rio de Janeiro, GTA: Tropa de Elite, GTA: Rampage e Grand Theft Auto IV - que sinceramente não é GTA IV, é Carl Johnson com aparência do Niko Bellic e o jogo é cheio de camisas de futebol, e etc.) no Brasil. O jogo foi lançado em 2004 para computador, PS2 e Xbox.


Advance

O único jogo da Era Grand Theft Auto III em 2D, se passa em Liberty City no ano de 2000. O jogador controla o personagem Mike. O jogo foi lançado em 2004 para Game Boy Advance.


Stories

Algumas das versões tem o nome Stories, que significa em inglês, Histórias (ou Narrativa/Versão). Essas versões contam algum acontecimento nas cidades anos antes da versão a que se refere, com protagonistas diferentes.

O jogo se passa em Liberty City, no ano de 1998. O personagem jogável é Toni Cipriani. Foi lançado em 2005 para PlayStation Portable e em 2006 para PlayStation 2.

O jogo se passa em Vice City, no ano de 1984. O pesonagem jogável é Victor Vance. Foi lançado em 2006 para PSP e PS2.


Era Grand Theft Auto IV

Os gráficos melhoraram muito e grandes mudanças foram feitas, como agora é possível se esconder atrás de paredes, como escudo de defensa de tiros. Existe no mapa, quando você é procurado pela polícia, a área de rastreio da policia e também, vários outros veículos e armas foram adicionados. A Era Grand Theft Auto IV se passa em Liberty City, quase idêntica a Nova Iorque. E com edifícios baseados nos próprios edifícios da cidade, ex.: Rotterdam Tower (baseado no Edifício Empire State), Schottler Tower (baseado no Edifício Chrysler) e a Estátua da Felicidade (baseada na Estátua da Liberdade)

O jogo acontece em Liberty City, totalmente em 3D e quase idêntica a Nova Iorque de verdade. A história se passa em 2007 e o personagem principal é Niko Bellic. O jogo foi lançado em 2008 para PS3, Xbox 360 e para computador com sistema operacional Windows.

É uma expansão para GTA IV, acontece novamente em Liberty City, protagonizado por Johnny Klebitz. O jogo foi lançado em 2009, somente para Xbox 360 e para PS3, onde pode ser adquirido na Xbox Live por 1600 pontos e $19.99 Dólares na PSN.

A segunda expansão para GTA IV, novamente em Liberty City, e protagonizado por Luis Lopez. Do mesmo modo que The Lost and Damnedsomente disponível para Xbox 360 e PS3, o jogo possui inovassoes comparado com as outras versoes de GTA 4, como por exemplo paraquedas, tanque de guerra, baladas noturnas, etc.

O jogo acontecerá mais uma vez em Liberty City, no ano de 2009 e protagonizado por Huang Lee. Lançado em 2009 somente para NDS ePSP.


Controvérsias

Por tratar-se de um jogo que explora muito a violência (roubo, homicídio) e prostituição a série sempre foi alvo de críticas contra sua temática, causando processos/protestos contra a criadora Rockstar Games. Várias pessoas assumiram ser contra a venda do jogo e lutam contra a distribuição, entre eles estão celebridades e políticos famosos, como o advogado Jack Thompson e as democratas Hillary Clinton eJulia Boseman.

Em GTA: Vice City, por exemplo, são retratadas membros de gangues cubanas matando integrantes de gangues haitianas. A situação causou uma enorme controvérsia por parte de grupos dos dois países, que alegaram um enorme desrespeito a sua cultura. Jean-Robert Lafortune da coligação haitiana americana se pronunciou negativamente sobre o caso, dizendo que o jogo fazia apologia a destruição humana e entre grupos e etnias. Como resultado, a Rockstar Games retirou a palavra "Haitianos" da legenda de uma das falas do jogo, em que um personagem dizia "Kill the Haitians dickheads".

O caso Hot Coffee foi um dos mais famosos escandalos relacionados a série. Tratava-se de um mini-game de sexo supostamente descoberto por hackers em que o jogador pode "transar" com sua namorada e seu objetivo é conseguir faze-la chegar ao orgasmo. A empresa alegou que o mini-game tratava-se de um modificações (Mod), e não faz parte do jogo original, mas depois de muitos processos e multas o jogo recebeu uma nova classificação da ESRB, passou de M (Mature, 17+), para AO (Adults Only, 18+) - somente para Adultos de 18 anos ou mais.

Além de casos dentro do próprio jogo, a série também é acusada por fazer apologia a crimes, o que pode ter resultado em assassinatos cometidos por jogadores fanáticos no estado americano do Alabama e na cidade de Albuquerque. Os casos resultaram na proibição da venda do jogo na rede de supermercados Wal-Mart.


Modificações

Na série, as modificações só começaram a ser produzidas a partir de Grand Theft Auto: Vice City, mas isso não significa que não existam para os jogos anteriores. Elas consistem em adicionar novas roupas, veículos ou armas disponíveis para o personagem, colocar missões a mais, ou até uns personagens a mais.

Também existem modificações nos designer do menu, e até conversões totais, que mudam inclusive o ambiente do jogo, que podem acabar se afastando demais do padrão.



Palavras que eu procurei no google: GTA, todos gtas,historias gta,lista de gta.

wikipédia


fotos dos Gtas por ordem:

http://zereieaprovei.blogspot.com/2010/07/evolucao-dos-gtas-parte-2.html


(deixei os links em azul para saber q foi da Wikipedia,pois usei um post bem feito produzido por anonimos!)

5 comentários:

Anônimo mandou a ver e disse:

Gostei das informações, foi muito interessante na minha decisão de testar o GTA IV. Keep up the good work :)

Anônimo mandou a ver e disse:

nem uma imagenzinha dos jogos??
nem li & nem lerei

Yitzhak Andrade mandou a ver e disse:

ctrl c wiki

Anônimo mandou a ver e disse:

Wikipedia :)

Anônimo mandou a ver e disse:

Nossa, nenhuma foto e nem nada de interesante não li nada.

Postar um comentário

Comentários de anônimos serão totalmente ignorados, e até vítimas de zombarias quando for possível. Se não quiser passar por isso, fale uma coisa inteligente ou coloque a opção Nome/URL e escolha um pseudônimo qualquer. Pessoas que não mostram a cara não tem credibilidade alguma aqui.

Fora isso, comentários desrespeitosos com a mãe dos outros, palavrões, anúncios de video-games velhos serão mantidos. Use sua liberdade de expressão de forma positiva!!!!Lembre-se:Quanto mais tijolos quebrar,mais COINS irá ganhar!!!!